A formação de preços é um grande desafio para o empreendedor brasileiro. Aspectos como: tributos, folha de pagamento, provisões para depreciação e manutenção são muitas vezes “esquecidos”, seja pela falta de conhecimento, seja pelo medo de enfrentar o “gigante” de frente.
Para uma precificação o mais próximo da realidade e das necessidades econômicas e financeiras de um negócio focado na alimentação fora do lar seguem cinco dicas valiosas:
1. Conheça o perfil do seu cliente (quem são, quais são os hábitos de consumo, capacidade de pagamento, formas de pagamento, diferenciais demandados), afinal, serão eles que determinarão se você terá sucesso, ou não!
2. Faça um levantamento criterioso dos seus custos fixos (aluguel, salários, encargos sociais e trabalhistas...) e custos variáveis (matérias-primas, energia elétrica, água, material de limpeza...).
3. Elabore a ficha técnica dos seus produtos. É importante seguir à risca suas receitas, com quantidades e tempos de preparação!
4. Faça um levantamento dos preços praticados pelos seus concorrentes (lembrando que todos aqueles produtos que substituem os seus são seus concorrentes também!)
5. Após o levantamento dos custos e análise do mercado chegou a hora de determinar a margem de lucro. Analise seus produtos quanto ao volume de vendas e lucratividade. Ofereça um cardápio variado, mas sem excessos.
By: Fernando Amaral
Mestre em Administração, Contador, instrutor, palestrante e consultor financeiro há 20 anos
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